Recursos Educativos Abertos Acessíveis




Atividade 1 



A realização da atividade 1 foi feita pelo grupo  "Ribatejo", dela fazem parte as colegas:
- Anabela Stoffel Lemos
- Maria Isabel Perdigão
- Maria Ribeiro


O mapa de conceitos encontra-se aqui:
http://www.mindomo.com/mindmap/rea-ec754bc32d3849499ab51224c1a2fd20

Comentário:
A ferramenta utilizada na realização do mapa foi o "Mindomo" que nos pareceu mais "amigável" de trabalhar, comparativamente com o "Mindmaster" que já tinha sido utilizada noutras apresentações e testada por outros elementos do grupo.
Quanto aos textos que usámos e pesquisas que fizemos para podermos elaborar o trabalho, tiveram sobretudo um objetivo - encontrar material sobre o tema em Português. A língua Inglesa não é uma área em que nenhum dos elementos do grupo se sinta confortável, por isso procurámos alternativas que nos fossem mais favoráveis!




Atividade 2

Desenho da Aprendizagem - Desenho Universal da Aprendizagem (UDL)



Comentário:
O tópico desta semana pensamos que se enquadra dentro de um tema bastante interessante e de elevada pertinência na nossa atividade diária de docentes.
A informação que recolhemos, as pesquisas que fizemos e os conhecimentos que adquirimos contribuíram sem dúvida para a nossa valorização pessoal e profissional.
Quanto à atividade que tivemos que realizar, pareceu-nos pouco explícita e de difícil execução. Primeiro surgiram-nos dúvidas quanto à necessidade de utilização dos dois tipos de instrumentos, Templates e ferramenta de construção do planeamento da atividade; depois as ferramentas disponíveis não se mostraram de fácil acesso nem de fácil utilização, com a agravante da "barreira" da língua.
Pensamos que oportunamente poderá ser aconselhado aos formandos selecionarem o tipo de ferramenta que irão utilizar para registarem o planeamento da sua atividade e após consulta dos itens que aí são requeridos, proceder à adaptação do Templates que irão preencher, quer relativamente aos itens da ferramenta, quer aos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem. 

O trabalho foi elaborado com recurso à ferramenta CAST UDL EXCHANGE e pode ser visto em:
http://udlexchange.cast.org/resource/723876


O Template que adaptámos e preenchemos para elaboração da atividade 2 pode ser visto aqui: https://docs.google.com/document/d/1exWK1c8W5FJISSMQm9u4xQrhoCE6o-A3QQyD8hvWF7c/edit?usp=sharing





Atividade 3


Recursos Educativos Abertos Acessíveis

Em anexo segue a ligação para a atividade 3 do grupo "Ribatejo", constituído pelas colegas: 
- Anabela Stoffel Lemos
- Maria Isabel Perdigão
- Maria Ribeiro
- Sílvia Canha

A tarefa foi elaborada com recurso à ferramenta CAST UDL BOOK BUILDER e pode ser visualizada aqui:




Comentário:
Esta  tarefa surge como um prolongamento da atividade 2  - Desenho Universal de Aprendizagem, em que elaborámos uma planificação  com a temática “Figuras Geométricas”
Esta temática foi escolhida em função do grupo de alunos com que trabalhamos  e das dificuldades que sentimos em abordar o tema, fazendo este, parte do currículo.
A informação recolhida e as pesquisas  que efetuamos contribuíram para um maior enriquecimento pessoal e profissional.
Quanto à ferramenta utilizada, pensamos que é um recurso acessível e versátil com uma particularidade que nos parece interessante, o menu “sugestões  e recursos”.
O resultado final fica com um aspeto agradável,  apelativo e acessível às diferentes Necessidades Educativas Especiais.






Reflexão Final


À semelhança da participação que tive no módulo de formação do SENnet no ano anterior, também o deste ano contribuiu de forma ativa para aumentar e diversificar os meus conhecimentos.
As minhas condicionantes na realização do curso são sempre as mesmas numa formação e-learning, pois o meu perfil não se enquadra nos pré-requisitos explicitados no guião do curso, mas como sei, que se os mesmos fossem cumpridos integralmente iriam limitar fortemente o número de formandos, normalmente não me deixo intimidar e avanço, não “sem medo”, mas “com medo(s)”!

De uma maneira geral o curso estava bem estruturado e encadeado. A sequência dos tópicos pareceu-me bastante boa, inclusivamente o facto de na atividade 2 projetarmos a atividade 3, resultou muito bem.
Os conteúdos disponibilizados foram diversificados, apenas com a condicionante de serem sobretudo em Inglês, o que me obrigou a efetuar outras pesquisas adicionais na busca de informação em Português.
Os formadores estiveram sempre muito presentes e com um trabalho acrescido sobretudo na fase inicial do curso, devido ao elevado número de participantes o que acabou por se dissipar, uma vez que estes foram diminuindo de forma drástica acabando de certo modo por “empobrecer” o próprio curso.

O Tópico 1 pareceu-me muito completo na apresentação do tema, nos conteúdos e ferramentas disponibilizadas. A explicitação da tarefa foi clara e objetiva na sua execução, proporcionando uma excelente aprendizagem.

O Tópico 2 quanto à apresentação do tema e disponibilização de conteúdos penso que estava bom, já no que se refere à explicitação da tarefa penso que não estava muito claro.
Não foi logo na primeira abordagem que fiz que percebi, que teríamos que utilizar dois tipos de materiais na elaboração da atividade, um tutorial e uma ferramenta na Web. A própria ferramenta usada e, pode ter sido uma má opção que fizemos na seleção, não proporcionou uma produção acessível nem se mostrou adequada à nossa realidade, possivelmente também não a soubemos adequar.

O Tópico 3 de um modo geral penso que estava bem apresentado em todas as suas vertentes, poderia quanto a mim, ser melhorado se fossem elencadas de forma explícita algumas ferramentas que poderiam ser utilizadas na conceção da tarefa e se fosse possível, apresentar algumas ligações de exemplos de produtos finais construídos com as mesmas. Talvez deste modo se conseguisse “aliciar” os formandos a diversificarem as suas explorações.


As observações que menciono nesta minha reflexão têm apenas como objetivo poder, de algum modo, contribuir para a melhoria do curso futuramente, mas quero deixar bem explícito que o balanço que faço é bastante positivo, pois além da ampliação e melhoria dos conhecimentos, já referida, foi altamente gratificante para mim a concretização da atividade 3, quer pela exploração da própria ferramenta, quer por ter percecionado como através de um recurso livre poderia construir uma atividade acessível para a maioria das pessoas.



Sem comentários:

Enviar um comentário