Atividade 1
A realização da atividade 1 foi feita pelo grupo "Ribatejo", dela fazem parte as colegas:
- Anabela Stoffel Lemos- Maria Isabel Perdigão
- Maria Ribeiro
http://www.mindomo.com/
Comentário:
A ferramenta utilizada na realização do mapa foi o "Mindomo" que nos pareceu mais "amigável" de trabalhar, comparativamente com o "Mindmaster" que já tinha sido utilizada noutras apresentações e testada por outros elementos do grupo.
Quanto aos textos que usámos e pesquisas que fizemos para podermos elaborar o trabalho, tiveram sobretudo um objetivo - encontrar material sobre o tema em Português. A língua Inglesa não é uma área em que nenhum dos elementos do grupo se sinta confortável, por isso procurámos alternativas que nos fossem mais favoráveis!
Atividade 2
Desenho da
Aprendizagem - Desenho Universal da Aprendizagem (UDL)
Comentário:
O tópico desta semana pensamos que se enquadra dentro de um tema bastante interessante e de elevada pertinência na nossa atividade diária de docentes.
A informação que
recolhemos, as pesquisas que fizemos e os conhecimentos que adquirimos
contribuíram sem dúvida para a nossa valorização pessoal e profissional.
Quanto à atividade
que tivemos que realizar, pareceu-nos pouco explícita e de difícil execução. Primeiro
surgiram-nos dúvidas quanto à necessidade de utilização dos dois tipos de
instrumentos, Templates e ferramenta de construção do planeamento da atividade;
depois as ferramentas disponíveis não se mostraram de fácil acesso nem de fácil
utilização, com a agravante da "barreira" da língua.
Pensamos que
oportunamente poderá ser aconselhado aos formandos selecionarem o tipo de
ferramenta que irão utilizar para registarem o planeamento da sua atividade e
após consulta dos itens que aí são requeridos, proceder à adaptação do
Templates que irão preencher, quer relativamente aos itens da ferramenta, quer
aos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem.
O trabalho foi elaborado com recurso à ferramenta CAST UDL EXCHANGE e pode ser visto em:
http://udlexchange.cast.org/resource/723876
O Template que adaptámos e preenchemos para elaboração da atividade 2 pode ser visto aqui: https://docs.google.com/document/d/1exWK1c8W5FJISSMQm9u4xQrhoCE6o-A3QQyD8hvWF7c/edit?usp=sharing
Recursos Educativos Abertos Acessíveis
Em anexo segue a ligação para a atividade 3 do grupo "Ribatejo", constituído pelas colegas:
- Anabela Stoffel Lemos
- Maria Isabel Perdigão
- Maria Ribeiro
- Sílvia Canha
A tarefa foi elaborada com recurso à ferramenta CAST UDL BOOK BUILDER e pode ser visualizada aqui:
Comentário:
Esta tarefa surge como um prolongamento da atividade 2 - Desenho Universal de Aprendizagem, em que elaborámos uma planificação com a temática “Figuras Geométricas”
Esta tarefa surge como um prolongamento da atividade 2 - Desenho Universal de Aprendizagem, em que elaborámos uma planificação com a temática “Figuras Geométricas”
Esta
temática foi escolhida em função do grupo de alunos com que trabalhamos e das dificuldades que sentimos em abordar o
tema, fazendo este, parte do currículo.
A informação
recolhida e as pesquisas que efetuamos
contribuíram para um maior enriquecimento pessoal e profissional.
Quanto à
ferramenta utilizada, pensamos que é um recurso acessível e versátil com uma
particularidade que nos parece interessante, o menu “sugestões e recursos”.
O resultado
final fica com um aspeto agradável, apelativo e acessível às diferentes
Necessidades Educativas Especiais.
Reflexão Final
À
semelhança da participação que tive no módulo de formação do SENnet no ano
anterior, também o deste ano contribuiu de forma ativa para aumentar e
diversificar os meus conhecimentos.
As minhas
condicionantes na realização do curso são sempre as mesmas numa formação
e-learning, pois o meu perfil não se enquadra nos pré-requisitos explicitados no
guião do curso, mas como sei, que se os mesmos fossem cumpridos integralmente
iriam limitar fortemente o número de formandos, normalmente não me deixo
intimidar e avanço, não “sem medo”, mas “com medo(s)”!
De uma
maneira geral o curso estava bem estruturado e encadeado. A sequência dos tópicos
pareceu-me bastante boa, inclusivamente o facto de na atividade 2 projetarmos a
atividade 3, resultou muito bem.
Os
conteúdos disponibilizados foram diversificados, apenas com a condicionante de
serem sobretudo em Inglês, o que me obrigou a efetuar outras pesquisas
adicionais na busca de informação em Português.
Os
formadores estiveram sempre muito presentes e com um trabalho acrescido
sobretudo na fase inicial do curso, devido ao elevado número de participantes o
que acabou por se dissipar, uma vez que estes foram diminuindo de forma
drástica acabando de certo modo por “empobrecer” o próprio curso.
O Tópico 1 pareceu-me muito completo na
apresentação do tema, nos conteúdos e ferramentas disponibilizadas. A explicitação
da tarefa foi clara e objetiva na sua execução, proporcionando uma excelente
aprendizagem.
O Tópico 2 quanto à apresentação do tema
e disponibilização de conteúdos penso que estava bom, já no que se refere à
explicitação da tarefa penso que não estava muito claro.
Não foi
logo na primeira abordagem que fiz que percebi, que teríamos que utilizar dois
tipos de materiais na elaboração da atividade, um tutorial e uma ferramenta na
Web. A própria ferramenta usada e, pode ter sido uma má opção que fizemos na seleção,
não proporcionou uma produção acessível nem se mostrou adequada à nossa
realidade, possivelmente também não a soubemos adequar.
O Tópico 3 de um modo geral penso que estava
bem apresentado em todas as suas vertentes, poderia quanto a mim, ser melhorado
se fossem elencadas de forma explícita algumas ferramentas que poderiam ser
utilizadas na conceção da tarefa e se fosse possível, apresentar algumas
ligações de exemplos de produtos finais construídos com as mesmas. Talvez deste
modo se conseguisse “aliciar” os formandos a diversificarem as suas
explorações.
As
observações que menciono nesta minha reflexão têm apenas como objetivo poder,
de algum modo, contribuir para a melhoria do curso futuramente, mas quero
deixar bem explícito que o balanço que faço é bastante positivo, pois além da
ampliação e melhoria dos conhecimentos, já referida, foi altamente gratificante
para mim a concretização da atividade 3, quer pela exploração da própria ferramenta,
quer por ter percecionado como através de um recurso livre poderia construir
uma atividade acessível para a maioria das pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário